domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

EX-PRESIDENTE DA CAIXA VIRA RÉU POR ASSÉDIO

João Paulo - 01/04/2023 11:40

O ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Duarte Guimarães virou réu pelos casos de assédio contra funcionárias do banco.

A Justiça Federal aceitou a denúncia ajuizada em Brasília pelo Ministério Público Federal como resultado da investigação oficial aberta para apurar o caso. Assim, com a acusação formal da Procuradoria aceita pela Justiça, Guimarães passa a responder criminalmente pelos episódios de assédio.

A reportagem que revelou o assédio na Caixa foi resultado de uma extensa investigação realizada pela coluna de Rodrigo Rangel, do Metrópoles. Temendo represálias e perseguição, as vítimas resolveram levar o caso à Procuradoria porque, assim, se sentiriam mais protegidas. A partir de então, o procedimento foi instaurado. Trata-se do primeiro escândalo no país, envolvendo uma autoridade do alto escalão do Governo, que resultou na queda imediata do envolvido. Pedro Guimarães deixou o cargo um dia após a publicação da primeira reportagem. Houve outras na sequência, que também revelaram episódios de assédio moral.

O ex-presidente da Caixa era um dos integrantes do governo de Jair Bolsonaro mais próximos do então presidente da República. Os detalhes da denúncia, assim como a pena que a Procuradoria pede para Pedro Guimarães, conforme a coluna, ainda são mantidos em sigilo. O processo corre em segredo na Justiça Federal do Distrito Federal. Acompanham a denúncia dezenas de depoimentos em vídeo prestados aos procuradores por vítimas e testemunhas dos casos de assédio.

O advogado de Guimarães, José Luis Oliveira Lima negou mais uma vez que Pedro Guimarães tenha cometido crimes e disse acreditar que ele será absolvido. “A defesa de Pedro Guimarães nega taxativamente a prática de qualquer crime e tem certeza que durante a instrução a verdade virá à tona, com a sua absolvição. Pedro Guimarães confia na Justiça”, diz o texto.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Fonte: Metropolis

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.