sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

SESAB NEGA FALTA DE VACINAS EM FEIRA E CULPA GESTÃO COLBERT

João Paulo - 16/03/2023 07:42

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirma que não faltam vacinas ou seringas para a ampliação da cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana.

De acordo com a pasta, a Prefeitura, liderada pelo prefeito Colbert Martins (MDB), não tem gerido de forma correta os materiais disponibilizados para o município. A informação foi divulgada em nota oficial nesta quarta-feira, 15. Em 2022, o número estimado de nascidos vivos na localidade era de 9.380 e tem-se registrado o envio de 12 mil seringas e quantitativo de doses suficientes para atender a demanda, incluindo a eventual perda técnica operacional, acrescenta a Sesab.

“Por se tratar de um município grande, ele é representativo dentre os 417 municípios e faz baixar a média estadual. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura do público-alvo. Essa vacina é importantíssima, pois protege contra as formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa que afeta os pulmões, mas também os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro)”, disse a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

A pasta ainda afirmou ser lamentável que a Prefeitura de Feira de Santana divulgue que faltam seringas para a vacinação de crianças com até 1 ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal da BCG em Feira de Santana é de apenas 54,32%, enquanto a média da Bahia alcança 83,43%. “Somente este ano foram enviadas duas remessas de insumos ao município de Feira de Santana, sendo a primeira de 1.400 seringas e outra com 2 mil unidades. Tanto o imunobiológico quanto o insumo para aplicação da BCG são adquiridos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e importados da Índia. Cabe aos estados a distribuição para os municípios, enquanto a gestão municipal deve construir estratégias eficazes para imunizar a população”, destacou a Sesab, ainda em nota.

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Fonte: Secretaria de saúde de Feira

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.