Os acessos aos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Centro) e Batatinha (Pelourinho) serão monitorados 24 horas, durante os seis dias da folia momesca.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia está com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade da festa, que pela primeira vez conta com o uso da tecnologia Long Term Evolution (LTE), por meio de rádios de comunicação em tempo real. A operação carnaval conta ainda com 42 Portais de Abordagens, equipados com câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial e detectores de metais.
Associado ao uso da tecnologia, a SSP, por meio também das Polícia Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, vai empregar mais de 30 mil agentes para reforçar a segurança do cidadão nos dias do Carnaval. As Plataformas Elevadas de Observação (POE), equipadas com a tecnologia inteligente, também será empregada na folia, que entre estrutura e pessoal, vai empregar R$70 milhões. Desde a implantação da tecnologia, a SSP já capturou mais de 620 foragidos através de reconhecimento facial.
Os portais de abordagens estão instalados em todo o entorno dos circuitos, para garantir que objetos ilícitos e outros que possam causar lesões, mesmo que não intencionais, não adentrem os locais da festa. A tecnologia dos rádios LTE é a novidade que está sendo utilizada durante a festa de Momo em Salvador. São 1,3 mil terminais de comunicação móvel, que além de permitirem a recepção de áudios, imagens, textos e vídeos, também facilitam a transmissão destes conteúdos criados no próprio aparelho. O rádio é uma ferramenta que utiliza faixa exclusiva e facilita a transmissão de conteúdo em tempo real para as equipes empregadas no patrulhamento dos acessos e nos corredores da folia.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no COI, permanecerá ativado durante todos os dias de festa, com integrantes de 43 órgãos estaduais, federais e municipais, para propiciar maior celeridade na tomada de decisões estratégicas. Atuarão no CICC equipes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, Força Aérea Brasileira, Agência Brasileira de Inteligência, Marinha, Exército, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Casa Militar, Embasa, Coelba, CCR Metrô, empresas de telefonia (Vivo, Oi, VTal), Samu e Secretarias do estado e do município.
Foto: Feijão Almeida/SEC