Atendimentos começaram na quinta- feira (9) e seguem até às 17h desta sexta, no Colégio Quilombola Luis José dos Santos e na Praça do Comércio.
O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou, nesta sexta-feira (10), o mutirão de serviços de saúde e emissão de documentos “Feira Saúde Mais Perto”, promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), no distrito de Laje dos Negros, em Campo Formoso, no centro-norte baiano. Para participar, os interessados deverão apresentar cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência e requisição médica para realização de exames de ultrassonografia.
Jerônimo ressaltou a abrangência dos serviços ofertados e lembrou de que mais 19 municípios também trouxeram pessoas para serem atendidas em Laje dos Negros. O governador estava acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa; do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes; e da secretária da Saúde, Roberta Santana.
Saúde
Dentre os serviços médicos disponibilizados, estão mil consultas oftalmológicas, com triagem para cirurgias de catarata, e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram cirurgia de catarata. Também estão sendo ofertados exames pré-operatórios do tipo ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raios-X e exames laboratoriais. Mulheres podem realizar preventivos ginecológicos e aquelas que estão na faixa etária entre 49 e 69 anos podem fazer mamografia.
Alguns atendimentos serão prorrogados por mais dias, como observou a secretária Roberta Santana. “Já fizemos, ontem, mais de mil ultrassons, em torno de 250 triagens para cirurgias de catarata, muitos procedimentos odontológicos. E ainda temos mais. Por conta da alta procura, oferecemos serviços de cidadania, que é a documentação, que, muitas vezes, permite que eles tenham acesso ao próprio SUS e a outros projetos sociais”, contou ela.
Na feira, estão acontecendo consultas médicas para triagem de cirurgias eletivas de histerectomia (remoção do útero), colecistectomia (retirada da vesícula) e correção de hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica). Em odontologia, estão previstos 2.100 atendimentos em seis dias. Pela primeira vez, estão sendo realizados avaliação nutricional; aplicação das vacinas da Covid-19, febre amarela, hepatite e tétano; e a realização de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatite.
Foto: Rafael Martins