domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

UPB TEM NOVO PRESIDENTE, ELEITO POR ACLAMAÇÃO

Redação - 23/01/2023 18:10 - Atualizado 23/01/2023

Em acordo com as prefeituras dos municípios baianos, a União Nacional dos Municípios da Bahia teve a inscrição de uma única chapa para eleger o novo presidente

Por: Douglas Santana Ferreira

Assim como em 2021, a União Nacional dos Municípios da Bahia tem novo presidente eleito em chapa única, por aclamação, nesta segunda (23). A UPB recebeu apenas uma única inscrição para o comando do biênio 2023/2024, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A chapa eleita é denominada “UBP Unida, Bahia Mais Forte”, sendo liderado pelo prefeito de Belo Campo, Quinho (PSD). A única inscrição para o pleito foi resultado de um acordo entre as prefeituras dos municípios baianos. A posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal está marcada para o dia 14 de março.

Na última eleição, em 2021, o prefeito de Jequié e atual presidente da União dos Municípios, Zé Cocá (PP), encabeçou a única chapa da disputa. Rogério Costa (PT), Quinho falou sobre as dificuldades que devem ser encontradas pela diretoria nos próximos anos.

Entre elas, estão a redução de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a 101 municípios baianos e o novo piso dos professores.

“Temos uma questão importante com o piso dos professores, que precisa ser bem avaliada e discutida para definir ações. Fazer gestão não é fácil e fazer gestão sem recurso não é fácil mesmo”, disse Quinho, que é apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

O grupo é formado por 17 integrantes, sendo que cinco são mulheres. Essa é a chapa com o maior número de figuras femininas incluídas desde que a UPB foi criada, em 1964.

“As mulheres precisam sair da invisibilidade e serem protagonistas. Podemos exercer as mesmas funções que os homens e não estamos aqui somente para cumprir percentuais”, afirmou a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus (Republicanos).

Foto: Euro Amâncio/UPB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.