Greta estava participando de uma manifestação contra derrubada de uma vila alemã, quando foi detida pelos policiais, junto com outros manifestantes
Por: Douglas Santana Ferreira
Em protesto desde a última sexta-feira (13), a ativista sueca Greta Thunberg foi detida na Alemanha, onde ela e outros manifestantes estão protestando contra a demolição de uma vila, que deve dar lugar a uma mina de carvão mineral a céu aberto, que está sendo expandida.
De acordo com informações locais, as obras são para atender à demanda energética provocada pela crise de abastecimento que atingiu a Alemanha após a guerra na Ucrânia.
Já os ativistas defendem a não derrubada da vila, e argumentam que a queima do carvão causa emissões de gases de efeito estufa. A polícia da Alemanha afirmou que Greta fazia parte de um grupo de ativistas, sendo abordada e carregada pelos militares para fora de uma região supostamente perigosa.
Segundo testemunhas locais, Greta foi escoltada para os ônibus da polícia alemã, onde permaneceu sozinha dentro do carro. O porta-voz da polícia não deixou claro o que acontecerá com a famosa ativista sueca ou o grupo com o qual ela foi detida.
Foto: Reuters