quinta, 26 de dezembro de 2024
Euro 7.0176 Dólar 6.748

COM ORDEM DE JERÔNIMO, INVASÕES BOLSONARISTAS SÃO RETIRADAS

Redação - 09/01/2023 16:25 - Atualizado 09/01/2023

Após reunião na manhã desta segunda (09), Jerônimo determinou a retirada dos Bolsonaristas que estavam acampados em Alagoinhas, Feira de Santana e Salvador

Por: Douglas Santana Ferreira

Após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ordenou a desocupação dos acampamentos bolsonaristas instalados nas cidades baianas de Alagoinhas, Feira de Santana e Salvador. Em Salvador, no bairro da Mouraria, o estacionamento do quartel do Exército foi desocupado pela Polícia Militar da Bahia.

Na operação, foram removidos toldos, cadeiras, banheiros químicos e isopores dos bolsonaristas. A ação foi feita pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), com apoio das guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Choque, do Bepe, do Águia e da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Pela manhã, quando Jerônimo participou de uma reunião de trabalho com as pastas de Segurança, Justiça e outras áreas estratégicas da gestão, ele explicou como seria o processo para a retirada dos acampamentos.

“Temos uma ordem judicial a ser cumprida e, conforme esta ordem estabelece, a Polícia Militar será responsável por isso (pela retirada dos acampamentos), mas nós não podemos fazer isso sem dialogar com o Exército. Então fizemos uma agenda de trabalho para que a gente possa cumprir a ordem nas próximas horas, nos próximos dias”, disse.

Já sobre os demais acampamentos na Bahia, que estão presentes nas rodovias que cortam o estado, o governador pregou cautela pois existem questões a serem acertadas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“Os acampamentos estão montados na área do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), no caso de Feira de Santana, que está à margem do anel de contorno, então nós temos que dialogar com o DNIT, mas a PM já fará isso. E tem, por exemplo, aqui em Salvador, Alagoinhas e Vitória Conquista, que são áreas municipais. A Casa Militar já saiu daqui designada a fazer um diálogo com as prefeituras”, explica.

Jerônimo participa ainda nesta segunda (09) de uma nova reunião com os governadores, agendada para às 18h, em Brasília. O encontro será para reafirmar o compromisso em prol da democracia e a união para que novos episódios desta natureza não se repitam.

Foto: Alberto Maraux/SSP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.