domingo, 22 de dezembro de 2024
Euro 6.3985 Dólar 6.1493

COM O EXCESSO DE CHUVAS AS COMPORTAS DA BARRAGEM PEDRA DO CAVALO FORAM TOTALMENTE ABERTAS

Redação - 05/01/2023 11:21 - Atualizado 05/01/2023

As cinco comportas da Barragem Pedra do Cavalo, situada a 2 km das sedes dos municípios de Cachoeira e São Félix e cujas águas desembocam em Maragogipe, foram abertas desde ontem (4).

A vazão da usina hidrelétrica consegue chegar a 1500 m³/s, correspondendo ao volume máximo da calha do rio. A abertura das comportas foi realizada pela Votorantim, atual responsável pela barragem, para evitar as cheias, já que o nível das águas que chegam ao reservatório é considerado alto, sobretudo diante das fortes chuvas que vieram nas últimas semanas. Até as 15h de ontem, o nível do Rio Paraguaçu, que passa pelo trio de cidades do Recôncavo, se encontrava em 331 cm na Estação Pedra do Cavalo Jusante (São Félix), segundo dados de monitoramento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Vale ressaltar que durante as chuvas que castigaram diversas partes da Bahia na virada de 2021 para 2022, a companhia também fez a abertura das cinco comportas da Pedra do Cavalo, para controlar o fluxo de água e evitar o transbordamento do rio. Em comunicado, a Votorantim afirmou que a abertura das comportas da barragem deve seguir enquanto o volume de água que chega no reservatório permanecer alto, sem afetar as cidades próximas da construção. A construtora disse ainda que o reajuste é feito de acordo com as necessidades de funcionamento da barragem, servindo como uma medida de adequação para o período úmido, entre dezembro e março. “A Votorantim segue monitorando a situação das chuvas e reafirma seu compromisso de transparência com as comunidades”, finaliza a nota.

Por sua vez, o novo governador Jerônimo Rodrigues (PT) está acompanhando cautelosamente a situação da Pedra do Cavalo. Isso porque, além dos impactos de uma possível inundação nos municípios vizinhos à barragem, ela é responsável por mais da metade do abastecimento hidrelétrico de Salvador e Região Metropolitana, bem como outros municípios baianos. A apreensão se intensifica depois do desastre ocorrido com a Barragem da Pedra, que causou prejuízos severos à cidade de Jequié (Sudoeste baiano) e a Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco (CHESF) foi obrigada a assumir as responsabilidades pelo aumento da vazão. Como o procedimento de abertura de comportas pode causar alagamentos, é preciso se manter vigilante para que outra tragédia semelhante não aconteça. “Já pedimos para que a Barragem da Pedra do Cavalo nos informe a situação. Estamos atentos à situação e esperamos que a Votorantim nos informe”, disse o gestor estadual em entrevista a uma emissora de TV na manhã de ontem.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.