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INFLAÇÃO DE NOVEMBRO NA RMS FOI PUXADA PELA GASOLINA

Redação - 11/12/2022 18:00

Em novembro, a inflação medida pelo IPCA na Região Metropolitana de Salvador (0,26%) foi fruto de aumentos nos preços médios de quatro dos nove grupos de produtos e serviços que compõem o índice.

Os dois grupos que mais colaboraram para o aumento do custo de vida em novembro, na RMS, foram transportes (1,02%) e alimentação e bebidas (0,48%).

A inflação do grupo transportes acelerou frente a outubro, quando havia sido de 0,64%. O aumento de preços se deu, principalmente, por conta da alta dos combustíveis (2,93%), em especial, da gasolina (3,37%), que foi o item que exerceu a maior pressão inflacionária no mês na RMS.

Além disso, o aluguel de veículo (12,30%) foi o item com o maior aumento absoluto de preços dentre todos que compõem o IPCA na Região Metropolitana de Salvador.

Já o grupo alimentação e bebidas apresenta aumentos gerais de preços na RMS há 27 meses seguidos, com a última deflação tendo ocorrido em agosto de 2020.

O aumento de preços do grupo em novembro foi puxado pela alta dos tubérculos, raízes e legumes (5,90%), em especial, da cebola (12,14%) e do tomate (11,21%).

Apesar do aumento geral, o grupo também tem os dois itens que tiveram as maiores quedas absolutas na região: a manga (-10,56%) e o leite longa vida (-7,07%), que também foi o 2º item mais importante para segurar a inflação da RMS.

Por outro lado, 5 dos 9 grupos apresentaram queda geral de preços na RMS em novembro, com saúde e cuidados pessoais (-0,43%) e artigos de residência (-0,46%) sendo os mais influentes.

No mês, o grupo saúde e cuidados pessoais apresentou sua primeira deflação na RMS após 11 aumentos consecutivos. O perfume (-6,97%) foi o item que mais ajudou a segurar a inflação na RM Salvador. Entretanto, apesar da queda geral do grupo, o aumento do preço do plano de saúde (1,21%) foi o 2º mais influente para o IPCA da região.

Já em relação aos artigos de residência, a queda de preços do grupo foi influenciada, principalmente, pelos aparelhos eletroeletrônicos (-1,53%), em especial, pelo computador pessoal (-4,31%) e pelo televisor (-1,90%).

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