O presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva já tem comunicado a aliados próximos que já definiu seu ministério e os primeiros nomes já foram informados.
Dentre eles o ex-governador da Bahia Rui Costa. A informação foi publicada no Jornal Folha de São Paulo. Segundo a publicação o presidente eleito tem enviado recados a aliados, indicando quem quer como ministro em sua próxima gestão à frente do Executivo.
Outro nordestino a receber a senha é o senador eleito Flávio Dino (PSB), ex-governador do Maranhão. Por fim, José Múcio Monteiro, ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
A senha em questão é Lula avisando que “vai precisar” do político referido e isso é uma sinalização de que vai precisar do nome em questão. Na última sexta-feira (2), Lula declarou que tem 80% do ministério “na cabeça”, mas que só vai anunciar os nomes após ser diplomado, em cerimônia marcada para 12 de dezembro.
Rui Costa teria recebido a senha durante viagem feita à Bahia após a vitória nas urnas contra Jair Bolsonaro (PL). Lula disse que precisaria do governador, que fica no cargo até o próximo dia 31 de Dezembro e depois não tem mais cargo político. Numa reunião com petistas na semana passada, o presidente eleito afirmou que, para ele, é mais fácil desfalcar governadores do que senadores eleitos, porque precisará de um Senado forte. Isso foi um outro indício para a indicação de Rui.
Foto: divulgação PT