segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8319

VENDAS BLACK FRIDAY CAEM -1,8% NA BAHIA, DIZ PESQUISA CIELO

Redação - 30/11/2022 10:43 - Atualizado 30/11/2022

A Black Friday – que aconteceu no varejo brasileiro na última sexta-feira (25) –  teve vendas apenas 0,2% maiores na região Nordeste em comparação ao período equivalente de 2021.

Na Bahia, o índice caiu -1,8%. O período de vendas deste ano contou com uma Copa do Mundo acontecendo ao mesmo tempo, o que pode ter influenciado as vendas em alguns setores. O dado faz parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo.

Para avaliar a performance de vendas relacionada à data e apoiar vendedores de todo o Brasil com inteligência de negócios, a gigante de pagamentos analisou dados de venda do varejo físico e online. Na avaliação do superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi, a Black Friday tem se fortalecido de 2020 para cá. Deixo o porta-voz à disposição para comentar sobre as tendências, envio release abaixo e dados de outros setores e regiões.

– O varejo na Black Friday 2022 apresentou crescimento de 6,9% no faturamento nominal, na comparação com 2021. O canal e-commerce foi o destaque, com 21,1% de alta

– Na visão setorial, Drogarias e Farmácias apresentou o maior crescimento, atingindo 25,9% comparado ao mesmo período de 2021. O restante dos segmentos teve a seguinte performance: Turismo e Transporte (+25,1%), Cosméticos e Higiene Pessoal (+22,2%), Bares e Restaurantes (+18,6%), Vestuário (+11,8%), Supermercados e Hipermercados (+11,7%), Varejo Alimentício Especializado (+10,3%), Livrarias, papelarias e afins (+9,4%), Veterinárias e Pet-Shops (+6,7%), Óticas e Joalherias (+4,6%), Materiais para Construção (+4,3%), Móveis, Eletro e Depto (-3,6%). Demais setores apresentaram crescimento de 6,4%

– O varejo físico da região Sul do País apresentou o maior crescimento, de 14,2% na comparação com 2021; Rio Grande do Sul foi o estado com a maior alta, atingindo 18,4%. As demais regiões apresentaram os seguintes resultados: Sudeste (+6,5%), Centro-Oeste (3,5%), Nordeste (+0,2%) e Norte (-2,9%). O estado onde houve a baixa mais expressiva foi a Bahia, onde o faturamento do varejo físico caiu 1,8% na comparação entre a Black Friday de 2021 e 2022.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.