O anúncio do corte de Karim Benzema, feito na noite deste sábado pela seleção francesa, chamou a atenção para o tema dos desfalques às vésperas da Copa do Mundo.
Não é raro ver jogadores tendo que dar adeus ao sonho de disputar o torneio por causa de uma lesão dias antes da estreia, mas o fato de haver tantas estrelas salta aos olhos. Com o atual melhor do mundo, as baixas entre as principais seleções já chegaram a 22.
A França é a recordista de ausências. Entre desfalques antes e após a convocação, foram sete até agora. Além de Benzema, que lesionou o quadríceps da coxa esquerda, o técnico Didier Deschamps perdeu o meia Paul Pogba (joelho direito), o volante N’golo Kante (coxa direita), o zagueiro Presnel Kimpembe (tendão de Aquiles), o meia-atacante Christopher Nkunku (joelho esquerdo), o meia Boubacar Kamara (ligamento do joelho) e o goleiro Mike Maignan (panturrilha).
Os atuais campeões do mundo foram os mais afetados, mas não os únicos a sofrerem perdas significativas. Senegal, por exemplo, perdeu Sadio Mané na última quinta por uma lesão na fíbula da perna direita. A Alemanha perdeu Marco Reus e Timo Werner (ambos por causa do tornozelo). Já a Holanda ficou sem o volante Wijnaldum (tíbia da perna direita). Até o Brasil teve uma baixa para chamar de sua. Às vésperas da convocação final, Philippe Coutinho sentiu a coxa esquerda. Ele brigava por uma vaga entre os 26 com o também meia Everton Ribeiro, que acabou escolhido.
Confira, abaixo, a lista dos desfalques da Copa do Mundo do Catar: