O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário de 2023 deve subir 10,9%, conforme nota divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta quinta-feira (22), com projeções para o setor agropecuário em 2022 e 2023.
A pesquisa indicou que o crescimento deve ser puxado pela alta de 13,4% na produção vegetal — com previsão de expressivas altas esperadas pela Companhia Nacional de Abastecimento para as produções de soja e milho — e de 2,6% na produção animal (em função do bom desempenho na produção de bovinos e de suínos).
Mesmo com a expectativa de que o ano que vem seja muito positivo para o setor, o estudo indicou que será necessário que “as janelas de plantio e colheita ocorram em períodos adequados e não haja problemas climáticos muito graves. Ou seja, a elevada alta no VA do setor agropecuário está condicionada a um cenário de normalidade climática para a safra de 2022/2023”.
Além disso, o levantamento também revisou a previsão para 2022, que era de avanço nulo e foi ajustada para queda de 1,7%, “devido à piora da projeção de produção da cana-de-açúcar, que passou de alta de 19,2% para 3,4%”, indicou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A projeção do VA da produção vegetal também foi revisada de uma redução de 0,9% para uma queda de 3,0%, ante o ano anterior. A nova estimativa para a produção animal é alta de 4,1%, quando comparado a previsão de alta de 2,9%.
Foto: Reprodução