sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

PESQUISA BIG DATA: JERÔNIMO CRESCE, NETO CAÍ E 2º TURNO PASSA A SER UMA POSSIBILIDADE

Redação - 05/09/2022 09:34 - Atualizado 05/09/2022

A pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta segunda-feira (5) foi o primeiro desses levantamentos em que se demonstra alguma mudança no quadro eleitoral da Bahia. Segundo a pesquisa o candidato do União Brasil, ACM Neto, teve 49% das intenções de voto, uma queda de sete pontos percentuais em relação a última pesquisa do próprio instituto, enquanto o candidato da coligação liderada pelo PT, Jerônimo Rodrigues, registrou 24% das intenções de voto, um crescimento de 6%. João Roma ficou na margem de erro e cravou 9% dos votos, caindo um ponto percentual em relação a pesquisa anterior do mesmo instituto. (veja aqui)

Segundo a pesquisa ACM Neto ainda venceria as eleições no primeiro turno, mas o crescimento da candidatura de Jerônimo demonstra que a eleição ainda não está ganha, embora a quantidade de votos que o candidato do PT necessita para viabilizar a segunda etapa do pleito seja grande.

De todo modo, a pesquisa demonstra que o programa eleitoral do PT na televisão, que busca identificar o candidato Jerônimo Rodrigues como o candidato de Lula, deu algum resultado e já conseguiu atrair aquele eleitorado mais identificado com as teses do partido. Note-se que o crescimento nas intenções de voto do candidato do PT é proporcional a queda nas intenções de voto de ACM Neto, o que demonstra que a campanha na televisão está no caminho certo no que se refere ao eixo central de desqualificar o voto Lula/Neto, caracterizando que Jerônimo é o candidato do petista e que Neto estaria mais próximo de Bolsonaro.

O problema é faltam menos de 30 dias para as eleições e ACM Neto tem 60% dos votos válidos contra 39% de todos os demais candidatos, o que vai demandar um trabalho hercúleo para viabilizar um segundo turno.Esse trabalho vai exigir o aprofundamento da ideia de que o candidato de Lula na Bahia é Jerônimo Rodrigues e da tese de que não faz sentido votar em Lula e Neto ao mesmo tempo, mas isso não basta para garantir o segundo turno.

Será necessário também um trabalho gigantesco junto aos 18% do eleitorado baiano que diz que vai votar branco, nulo ou não sabe. Atrair parte expressiva desse contingente passa a ser vital para que o candidato do PT possa viabilizar o segundo turno. Por outro lado, será indispensável também o crescimento da candidatura de João Roma que aparece dissociado de metade do eleitorado bolsonarista na Bahia. Roma tem cerca de 10% das intenções voto, enquanto Bolsonaro tem na Bahia um eleitorado de pouco mais de 20%. Isso significa que parte expressiva do eleitorado de Bolsonaro prefere ACM Neto e essa passou a ser uma variável fundamental para Jerônimo Rodrigues, já que o crescimento da candidatura de Roma tiraria os votos de ACM que jamais iriam para o PT.

A pesquisa Big Data divulgada hoje ainda é confortável para o candidato ACM Neto, mas pela primeira vez abre a possibilidade de haver segundo turno na eleição para governador da Bahia. (EP- 05/09/2022)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.