sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

CASOS DE COVID E INFLUENZA AMEAÇA TRADE TURÍSTICO BAIANO

Redação - 13/01/2022 08:26 - Atualizado 13/01/2022

Estradas cheias, multidões em aeroportos e hotéis lotados. Esse é o cenário comum para verão em todo Brasil. A temporada de calor marca o pico de demanda no setor de turismo. No entanto, esse ano o cenário inicia um pouco diferente.  O avanço da variante Ômicron e o aumento de casos de influenza A H3N2 têm ameaçado o segmento na Bahia.

“Estamos tendo ainda uma boa movimentação nos hotéis, mas o alerta está ligado. O aumento de casos vem sendo bastante grande. Na primeira semana deste mês registramos uma ocupação acima de 78% nos hotéis de Salvador. Agora é sempre muito difícil fazer qualquer previsão, pois o cenário da pandemia é sempre complicado. Esperamos que os números de casos diminuam”, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes.

Segundo o vice-presidente da seccional baiana da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA), Jorge Pinto, o número de adiamentos de viagens aumentou nesta primeira quinzena do ano. Ele estima que houve o adiamento de quase 10% das viagens programadas para esse início de 2022. Ele afirma que os cancelamentos têm ocorrido não só devido ao medo e resguardo dos passageiros, mas também pelo aumento de casos entre os funcionários das companhias.

“A explosão de casos de Covid e o surto da gripe de fato têm impactado o setor nesses primeiros dias do ano. Houve alguns cancelamentos. Mas também houve alguns cancelamentos devido a afastamento de trabalhadores de companhias por testarem positivo para Covid. E sobre os passageiros eles não têm cancelado e pedido o reembolso. Eles estão cancelando e remarcando para uma outra data. Muitos estão colocando essas novas datas para o final do mês ou início de fevereiro”, disse Jorge Pinto.

 

Voos

 

As companhias aéreas Latam e Azul cancelaram voos previstos para este mês, tendo em vista o registro de casos de covid-19 e gripe entre tripulantes. Cerca de 1% dos voos da Latam previstos para o mês de janeiro tiveram que ser cancelados. Segundo a companhia, 80 voos que ocorreriam entre os dias 12 e 20 de janeiro foram cancelados. A companhia aérea atualizou ontem (12) a lista de voos suspensos, chegando a 135 desde o último domingo.

A Azul afirmou também que mantém a média de 10% dos seus voos impactados no dia, cerca de 90 voos. Com isso, desde a última quinta-feira, a companhia soma 495 voos cancelados ou reprogramados. “Essa gripe veio num momento ruim, pois estávamos tendo um oxigênio financeiro muito bom no setor de viagens”, finalizou Jorge Pinto.

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Romildo de Jesus / Tribuna da Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.