A série “Sempre Alerta” da Serasa, que orienta os consumidores sobre como identificar e se proteger de fraudes com o uso de dados pessoais, revela no capítulo desta semana como é o novo golpe de smishing, que visa roubar dados pessoais por meio de mensagens de SMS. Link para o conteúdo: https://www.serasa.com.br/premium/blog/o-que-e-e-como-se-proteger-desse-golpe/.
A palavra smishing é a união dos termos SMS e phishing, como é conhecido o ataque cibernético aplicado por criminosos para furtar dados pessoais por meio de e-mail e outros canais virtuais. A série com dicas de proteção contra vários tipos de golpes está disponível gratuitamente no blog do Serasa Premium.
Diferenças entre smishing e phishing
Entre as informações mais visadas pelos dois golpes estão os dados do CPF, RG e cartões de crédito, além das senhas e login de e-mail. No phishing, os criminosos instalam softwares maliciosos (malwares) nos dispositivos das vítimas para obter os dados. Já no smishing, o golpe é aplicado por meio de mensagens de texto enviadas para o celular da vítima por SMS ou aplicativos de bate-papo. Basta um clique para que o ataque seja bem-sucedido. Nos dois tipos de golpes os dados sigilosos das vítimas, como as informações dos aplicativos de bancos, podem ser furtadas de telefones, tablets e computadores.
Saiba como é aplicado o smishing
Reconheça as mensagens de smishing
Cinco dicas da Serasa para evitar o smishing
A Serasa orienta o consumidor a desconfiar de mensagens vindas de desconhecidos, especialmente com links ou solicitação de pagamentos. Conheça as cinco principais dicas para não cair no golpe:
Saiba identificar as mensagens verdadeiras da Serasa por SMS e WhatsApp
Suspeite de mensagens com o uso fraudulento do nome da Serasa vendendo serviços ou oferecendo empréstimos. A Serasa não tem aplicativo ou serviço pago para aumentar o Serasa Score e o Serasa eCred não solicita pagamentos em troca da liberação de empréstimos.
A Serasa não envia propostas de acordo de dívidas ou ofertas do Serasa eCred via WhatsApp, mas mantém seus canais abertos para responder dúvidas e orientar os usuários quando solicitada.
Pelo WhatsApp, o número da Serasa é (11) 99575-2096. Já nas comunicações por SMS os números são 25562, 28525, 29697 ou 29698. Qualquer comunicação com números diferentes desses deve ser desconsiderada.
Confira todos os canais de atendimento da Serasa:
serasa.com.br/atendimento
O Serasa Premium protege os dados pessoais
O Serasa Premium é um serviço de monitoramento de CPF e CNPJ para a prevenção de fraudes que avisa o usuário, por e-mail e SMS, sempre que há movimentação ou ocorrência com seus documentos em qualquer lugar do mundo.
Saiba mais em: https://www.serasa.com.br/premium/