O ex-presidente Lula (PT) tem a preferência de 42% dos eleitores mineiros se as eleições fossem hoje, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta sexta-feira (12). O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 33% das intenções de voto no estado, o que mostra que a diferença entre os dois caiu de 18 para 9 pontos.
Na simulação de segundo turno a diferença entre os dois também caiu pela metade. Em julho, era de 25 pontos percentuais. Agora, é de 12. Se as eleições fossem hoje, segundo a Genial/Quaest, Lula venceria por 49% a 37% em Minas Gerais. Um mês atrás, esse placar do segundo turno era 55% a 30%.
Os percentuais de Lula e Bolsonaro indicam novo recuo da liderança do petista no estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país. Em março, 46% dos mineiros declaravam voto no ex-presidente e 21%, no candidato à reeleição — uma diferença de 25 pontos.
O instituto Quaest, contratado pelo banco Genial, entrevistou 2000 eleitores de 16 anos ou mais presencialmente em Minas Gerais no período de 6 a 9 de agosto. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação BR-08299/2022.Parte inferior do formulário.