O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira (27) que o Brasil não está isolado internacionalmente, diante da revogação de medidas restritivas dos EUA para o aço brasileiro.
“Em mais uma demonstração de que a narrativa sobre o isolamento internacional do Brasil é falsa, os EUA anunciaram a revogação de medidas restritivas contra a importação do aço brasileiro. A revogação é exclusiva para o Brasil e as restrições seguirão valendo para outros países”, disse Bolsonaro, em publicação nas redes sociais.
Ele ainda afirmou que as restrições já haviam sido mitigadas, em 2019, com uma cota que permitia exportar 3.5 milhões de toneladas sem taxas adicionais. Agora, com a retirada das medidas de proteção comercial, existe a possibilidade do “fortalecimento” da siderurgia nacional, que exporta mais de US$7 bilhões.
– Em mais uma demonstração de que a narrativa sobre o isolamento internacional do Brasil é falsa, os EUA anunciaram a revogação de medidas restritivas contra a importação do aço brasileiro. A revogação é exclusiva para o Brasil e as restrições seguirão valendo para outros países.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 27, 2022