Salvador prossegue com o desenvolvimento do Projeto Orla, iniciativa realizada em parceria entre o governo federal e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), entre outros órgãos municipais. Até esta quarta-feira (29), representantes dos ministérios do Turismo, da Economia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional, assim como do Município, se reúnem em oficinas virtuais para debater etapas e metodologia do projeto, bem como a aplicação dele em território municipal.
A população pode acompanhar ao vivo a transmissão, que acontece sempre às 19h, ou acessar as gravações no canal da Secult Salvador, no YouTube (www.youtube.com/c/SecultSalvador).
A atividade visa à elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI) da cidade, que contemplará ações de mitigação a danos ambientais, desenvolvimento sustentável, além de melhoria dos serviços de infraestrutura, de educação ambiental, sinalização das praias, balneabilidade, fluxo turístico, dentre outras medidas.
A primeira etapa da elaboração do Projeto Orla em Salvador teve início em maio, com a visita técnica de facilitadores nas Unidades de Planejamento. Outras oficinas, com participação de representantes dos setores públicos e privados, além da sociedade civil e população em geral, estão previstas para os dias 11 a 16 de julho, 16 a 18 de agosto, e 13 a 15 de setembro. Por fim, uma audiência pública acontecerá em 2 fevereiro de 2023 para validação do PGI da orla de Salvador.
Foto: Reprodução