sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

USO DO FGTS PARA COMPRA DE AÇÕES DA ELETROBRÁS PODE SER BOM. VEJA

Redação - 20/05/2022 13:20 - Atualizado 20/05/2022

Os investidores que buscam boas alternativas para diversificar suas carteiras ficaram otimistas com a decisão do governo federal possibilitar a compra de ações da Eletrobrás através dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Hoje FGTS rende 3% ao ano mais a TR (Taxa Referencial), que está zerada desde 2017. Nos últimos 12 meses, as ações ordinárias da Eletrobras renderam 5,18%.

Porém analistas pregam cautela. Quem ainda não tem uma reserva de emergência em aplicações financeiras com baixo risco, com valor equivalente a pelo menos seis meses de gastos, não deve comprar ações com o dinheiro do FGTS, segundo especialistas ouvidos pelo Valor Investe. Nesse cenário, esse recurso deve ser guardado para ser usado em caso de demissão sem justa causa. Isso porque as ações são investimentos de alto risco e não dá para saber se será possível contar com o retorno delas em uma emergência desse tipo.

Já quem tem uma reserva de emergência, e aceita correr mais riscos em aplicações financeiras, pode usar uma parte do dinheiro do fundo para comprar ações, inclusive para investir na bolsa pela primeira vez. Contudo, é necessário cautela. Metade do FGTS é demais até para esses investidores, de acordo com os especialistas. Eles desaconselham aplicar tanto recurso (50% do fundo) nos papéis de apenas uma companhia.

“Nunca é indicado botar grande parte do FGTS em um ativo só, mesmo que fosse renda fixa. As pessoas precisam prezar pela diversificação da carteira de investimentos, para diluir os riscos, ainda mais agora, em um cenário de pandemia e guerra”, indica Bia Moraes, educadora financeira da corretora Ativa Investimentos. Ela apoia a ideia de usar o dinheiro do fundo para investir, mas recomenda alinhar as aplicações financeiras aos objetivos e perfil de cada um e diversificá-las com estratégia. A diversificação deve ser feita entre classes de investimentos.

Caso as ações estejam entre as classes escolhidas pelo investidor, o aporte deve ser feito em papéis de diferentes empresas. Os investidores que acharem difícil selecionar as ações sozinhos podem comprar ETFs (Exchange Traded Funds, ou fundos de índice) ou fundos de ações, mas aí, obviamente, sem usar o dinheiro do FGTS, já que este só é liberado em casos específicos, como este da privatização da Eletrobras.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.