O líder do PP na Bahia e vice-governador da Bahia, João Leão, foi condecorado com a medalha do Mérito da Segurança Pública, concedida pelo secretário da Segurança Pública (SSP), Ricardo Mandarino. A honraria prestigia pessoas, instituições ou empresas que apoiaram e tiveram ‘relevante contribuição com a SSP no combate da violência’.
Além do vice-governador, outros políticos também receberam a homenagem, como o presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), o procurador-geral da República (PRG) Augusto Aras, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Castelo Branco, e a procuradora-geral de Justiça do Estado, Norma Cavalcanti.
Leão está rompido politicamente com o governador Rui Costa (PT) após decisões envolvendo a chapa governista. Portanto, a cerimônia de entrega das medalhas pode não ocorrer, para evitar qualquer constrangimento em um eventual encontro entre Leão e Rui. Antes aliados, os dois passaram a trocar farpas em eventos públicos e através da imprensa.