A pesquisa Quaest contratada pelo Banco Genial e divulgada na manhã desta quarta-feira (23), além da corrida pelo Palácio de Ondina e pelo Senado, com os nomes postos na disputa, também apurou a simpatia dos baianos por uma eventual candidatura de Jaques Wagner (PT), conforme articulações até meados de marco. A maioria não aprovaria o nome do petista.
A Genial/Quaest perguntou: Você acha que Jaques Wagner deveria concorrer a governador?
Não – 50%
Sim – 40%
Não opinaram – 10%
Wagner era o nome de unidade da base, mas também foi o responsável pela implosão do apoio do PP. O senador desistiu de concorrer diante de um cenário de instabilidade na parte política do governo Rui Costa (PT). O petista recuou e tentou emplacar o nome do Senador Otto Alencar (PSD), fato não concretizado.
O cenário desenhado de Jerônimo Rodrigues (PT) na cabeça da chapa e Otto no senado fez com que o PP ficasse de fora das articulações, pois contavam com uma eventual candidatura de Rui e, consequentemente, sua renúncia. O desenho colocaria João Leão na cadeira de governador por nove meses. Após a celeuma, o PP rompeu, aderiu a base de ACM Neto (UB) e terá a cadeira do senado na futura chapa.
Foto: divulgação