A União dos Municípios da Bahia (UPB) recebeu nesta sexta-feira (11), em sua sede em Salvador, o diretor adjunto da Escola de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), professor José Francisco de Carvalho Neto, e a assessora técnica, Jumara Novaes Sotto Maior. Em reunião com a equipe da UPB, foi discutida a retomada da parceria entre a entidade e o TCM nas orientações regionais oferecidas aos municípios para nortear aspectos relevantes às gestões municipais. Face ao momento pandêmico, a proposta é que as capacitações sejam realizadas de forma virtual.
O assessor especial da presidência da UPB, Jorge Castellucci, representou o presidente Zé Cocá no encontro e reforçou que o TCM/BA, através da Escola de Contas, é um antigo e estimado parceiro da UPB na missão de capacitar gestores e técnicos municipais. “Os prefeitos têm os órgãos de controle como ‘bicho-papão’ e a UPB tem esse papel de aproximar os municípios desses órgãos e estreitar relações porque afinal temos o mesmo objetivo de não ensejar na rejeição de contas dos prefeitos”, pontuou.
O diretor da Escola de Contas do Tribunal argumentou que o desejo é ajudar a aprimorar as práticas e contribuir para a governança municipal. “Muitas das falhas ocorrem por falta de informação e de um controle interno mais fortalecido. Vamos trabalhar sempre no sentido de mitigar essas falhas e melhorar o sistema de controle interno para ajudar o próprio administrador a ponderar melhor”, ressaltou José Francisco Neto.
A ideia apresentada é que as capacitações tenham foco na nova Lei de Licitações. A equipe da UPB que participou da reunião ponderou também a carência dos municípios em conhecimento sobre a implantação do e-Social. A parceria deve avançar agora na formalização das datas, dos temas e palestrantes, para que os eventos sejam divulgados ao público, por meio da UPB.
Participaram da reunião os representantes da Coordenação Jurídica da UPB, Wal Goulart e Isaac Newton Carneiro, e as coordenadoras: de Capacitação e Eventos, Gabriela Rios; de Relações Institucionais, Samara Alves; e de Comunicação, Wilde Barreto.
Foto: Divulgação