Ampliando o serviço de oncologia e proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes, foram realizados nos dias 29 e 30 de janeiro, na UNACON de Caetité, tratamentos de câncer colorretal minimamente invasivos. “Chamamos de procedimentos minimamente invasivos aqueles que proporcionam ao paciente uma melhor recuperação no pós-operatório, com menos dor, e que permite que os mesmos retornem à rotina rapidamente”, explicou Dr. Ramon Mendes, médico responsável.
Dr. Ramon Mendes é Coloproctologista e Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, chefe e coordenador do serviço em importantes instituições de Salvador, como dos hospitais Santa Izabel, do Hospital Cardiopulmonar e do Hospital Aliança, além de fazer parte da equipe de residência do Hospital Geral da Bahia Dr. Roberto Santos. Além disso, ele é Coordenador do núcleo de Coloproctología do Instituto Bahiano de Cirurgia Robótica (IBCR). “A Cirurgia Robótica é a técnica mais moderna em procedimentos minimamente invasivos. Ela é realizada com a assistência de um robô e vem se consolidando como padrão de tratamento em muitas especialidades médicas. Proporciona cirurgias menos invasiva, recuperação mais rápida e menor tempo de internação. A implantação desse serviço em Caetité é um avanço não somente da medicina, mas um ganho para toda a população”, concluiu.
Unacon
Considerada a maior realização da história de Caetité, a Unacon beneficia diretamente moradores de Caetité e mais 47 municípios do sudoeste baiano, e neste momento, principalmente os que que precisam de atendimento oncológico. Atualmente é gerida pela Fundação Terra Mãe.
Foto: divulgação