Um alerta foi emitido pelo Governo de Sergipe às populações ribeirinhas, gestores municipais e equipes de Defesa Civil da região do Baixo São Francisco para o risco de inundação, em decorrência do aumento da vazão do rio. A ação foi feita pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs).
O aumento da vazão se deu em virtude da grande quantidade de chuvas ocorridas na Usina Hidrelétrica Três Marias/MG e da situação de cheia na Bacia do Rio São Francisco com a consequente elevação da sua afluência.
De acordo com comunicado emitido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), na última terça-feira (11), “tendo em vista que a Bacia do rio São Francisco vivenciou um longo período de baixa hidraulicidade desde o ano 2009, é fundamental chamar atenção para a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio haja vista o período úmido em curso e a possibilidade de elevação das vazões para valores acima de 4.000m³/s, a depender da evolução do quadro de chuvas na bacia. Importante destacar que a vazão de restrição no Vale é 8.000m³/s”.
Devido ao aviso, equipes da Defesa Civil Estadual comunicaram às coordenadorias de defesas civis municipais do estado e foram a campo, visitando os 13 municípios possíveis de serem atingidos com a enchente do rio. “Essa região será bastante afetada com a elevação das águas do Rio São Francisco e estamos orientando as comunidades, informando ao poder público municipal através dos prefeitos e coordenadores de defesa civil municipais para agir antecipadamente, com a finalidade de antecipar e salvaguardar a vida destas pessoas que fazem usofruto da proximidade do rio, sobretudo as pessoas que moram próximo ao leito e que tem comércio próximo ao rio, é importante que essas pessoas tenham conhecimento e atitude proativas para se proteger e salvaguardar seu patrimônio, e qualquer eventualidade procurar o poder público municipal”, explicou o capitão Alysson Carvalho, diretor adjunto da Defesa Civil.
Os municípios que deverão ficar em alerta são:
-Amparo do São Francisco;
-Brejo Grande;
-Canhoba;
-Canindé do São Francisco;
-Gararu;
-Ilha das Flores;
-Neópolis;
-Nossa Senhora de Lourdes;
-Poço Redondo;
-Porto da Folha;
-Propriá;
-Santana do São Francisco;
-Telha.
Foto: divulgação