O Natal de 2021 registrou um aumento real de 10% nas vendas de lojistas de shopping em relação ao ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), divulgados nesta segunda-feira, 27.
O total de 123,7 milhões de consumidores foi às compras nesta época natalina, calcula a Alshop. A entidade ainda estima que as vendas dentro dos shoppings alcancem R$ 204 bilhões no acumulado de 2021, o que representa um crescimento de 58% em relação a 2020, momento marcado pelas suspensões de funcionamento das lojas por causa da pandemia.
Na análise da Alshop, o maior aquecimento das vendas só foi barrado por fatores como a alta do dólar, a inflação, o desemprego elevado. Segundo o levantamento, 77% dos consumidores compraram as chamadas lembrancinhas de natal. Os presentes mais procurados nesta ocasião foram roupas com 61%, brinquedos 37%, seguido de perfumes, cosméticos e calçado, ambos com 36%, e acessórios, procurados por 24% dos consumidores.
Ainda segundo a pesquisa, as compras via e-commerce foi o principal canal no Natal, com 45% da participação do público e as compras em shoppings atingiram 40%. Os dados nacionais foram colhidos de lojistas associados que representam 15 mil pontos de venda.
Foto: Divulgação