O surto de gripe que atinge Salvador em meio a pandemia de covid-19 levou a prefeitura a reabrir o gripário do bairro do Pau Miúdo. A unidade estava fechada desde 15 de outubro quando o número de internações por síndromes respiratórias havia diminuído junto com os casos graves da infecção causada pelo coronavírus. A decisão, anunciada nesta terça-feira (14), é uma tentativa de reduzir a pressão e as filas no gripário dos Barris, única unidade desse tipo em atuação no momento.
O prefeito Bruno Reis anunciou a reabertura durante a inauguração de uma Unidade de Saúde da Família (USF), em São Marcos. A estimativa é de que o gripário entre em operações até a sexta-feira (17). Ele disse que a cidade pode reabrir outras estruturas para atender a demanda, mas fez um apelo para que as pessoas se vacinem para evitar um cenário pior.
“Estamos acompanhando o crescimento no número de casos de pessoas com gripe. De um lado, a gente faz o apelo para que as pessoas possam se vacinar. Estamos com uma mega operação de vacinação, tanto de covid, como de gripe. E por outro lado, como eu sempre disse, caso fosse necessário teríamos capacidade de reativar novas unidades. Reabrimos o gripário dos Barris e, agora, faremos o mesmo com o do Pau Miúdo”, disse.
Foto: divulgação