segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8319

CINE GLAUBER REABRE OFICIALMENTE NA QUINTA (9)

Redação - 07/12/2021 17:43

Com novos patrocinadores, o Cine Metha Glauber Rocha realiza uma sessão especial nesta quinta-feira (9), a partir das 20h, para marcar a reabertura oficial do espaço cultural localizado na Praça Castro Alves, em Salvador. Na ocasião, será exibido o documentário “Edna”, dirigido por Eryk Rocha, filho do célebre cineasta baiano que dá nome ao cinema.

“Estou muito emocionado com a reabertura desse cinema, que é o mais antigo em atividade de Salvador. Ele está localizado no coração da cidade, no Centro Histórico, tem vista pro mar, possui um excelente restaurante, um sebo que está sendo comandado pelo poeta James Martins, quatro salas extremamente bem equipadas, preços populares, sobretudo para os estudantes, para que eles possam lotar as salas de cinema”, comentou Cláudio Marques, sócio e diretor do empreendimento. “Eu acredito que toda sociedade se mobilizou pra que o Cine Metha Glauber Rocha continuasse a existir e ele está aqui, extremamente bem cuidado, pintado, projeção calibrada, poltronas novas… E agora a gente está com o melhor do cinema mundial esperando que o público lote essas salas”, acrescentou o cineasta.

Fundado em 1919 como Cine-Theatro Guarany, o equipamento cultural ganhou o nome de Glauber em 1981, depois da morte do cineasta. O cinema ficou desativado por alguns anos e reabriu em 2008, no formato atual. Em setembro deste ano, entretanto, o espaço correu risco de fechar as portas novamente porque o banco Itaú, que há 13 anos mantinha o Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha, anunciou que iria desativar as quatro salas da unidade localizada na capital baiana. A baixa ocupação das salas e a nova estratégia de difusão do banco, mais voltada para o online, foram as justificativas para a mudança.

Com a repercussão do caso, no início de novembro os gestores do Cine Glauber assinaram um contrato com o Grupo Metha – antiga OAS -, que durante cinco anos será o patrocinador do espaço. O acordo foi viabilizado após o governo da Bahia prorrogar o período de concessão de uso do equipamento cultural, que é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Além do apoio para custear e fazer manutenção do espaço, o acordo fechado entre a empresa e a direção do cinema prevê a realização de sessões a preços populares para estudantes e jovens de baixa renda, como forma de estimular a democratização da cultura.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.