As três únicas deputadas federais baianas, dos 39 parlamentares eleitos em 2018, se manifestaram em suas redes sociais, nesta terça-feira (7), dia em que se comemora a Independência do Brasil. A deputada Dayane Pimentel (PSL), ex-aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dessa vez fez coro contrário ao mandatário brasileiro.
Em sua série de postagens lembrou da alta da inflação no país, comemorou a prisão de um bolsonarista após afirmar que um empresário pagaria pela cabeça do ministro do STF, Alexandre de Morais, e atacou o líder do Governo Bolsonaro na Câmara Federal, o deputado Ricardo Barros (PP). “As manifestações de hoje não falam contra a corrupção. Essa pauta não pertence a Bolsonaro. Falam contra as instituições e contra a democracia, a verdadeira face do bolsonarismo”, escreveu.
No campo progressista, as deputadas Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB) também se manifestaram em suas contas nas redes sociais. “Está em jogo a defesa da democracia, o bem maior, essa etapa histórica do Brasil. A democracia ñ como um bem em si mesmo, mas como um sistema q garante oxigenação da liberdade, opinião livre e circulação livre das ideias e garantia de direitos”, defendeu a parlamentar comunista, que participou de um ato no Campo Grande, em Salvador, na manhã de hoje.
Já Lídice, que preside o PSB na Bahia, afirmou que o 7 de Setembro é o dia de lembrar da soberania e da democracia brasileira. “Temos que entender que esse 7 de Setembro é, mais do que nunca, para afirmar a democracia. O Supremo Tribunal tem reagido com muita coragem. Esta é a mesma coragem que o Congresso Nacional precisa ter: a coragem de continuar afirmando a defesa da constituição democrática do Brasil”, defendeu.
Fotos: Agências Câmara e Senado