quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

RISCO À REELEIÇÃO DE TRUMP PÕE BOLSONARO EM ALERTA

admin - 03/07/2020 07:30 - Atualizado 03/07/2020

Integrantes do governo Jair Bolsonaro passaram a demonstrar, pela primeira vez, preocupação com o fato de a reeleição do presidente americano Donald Trump correr risco. O ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden, provável candidato do Partido Democrata à Casa Branca, aparece nas pesquisas 14 pontos à frente de Trump. O combate à pandemia nos EUA e as manifestações contra o racismo influenciaram na avaliação negativa de Trump.

Ao blog, um embaixador ressaltou que a dificuldade de Trump nas pesquisas entrou no radar do Itamaraty. Como o governo Trump virou uma prioridade na política externa brasileira desde 2019, o temor é que uma eventual derrota enfraqueça as posições de Bolsonaro em relação aos EUA. Internamente, até mesmo integrantes da ala militar do governo avaliam desde o início do mandato que é um erro um alinhamento automático do governo Bolsonaro com a gestão Trump.

A diplomacia brasileira tem adotado os EUA como parceiro preferencial e seguido posições polêmicas do governo americano. Entre outras atitudes, Bolsonaro chegou a defender a mudança da embaixada brasileira em Israel para a cidade de Jerusalém, pretensão que recebeu a contestação dos palestinos. A mudança não se efetivou em razão de forte reação. “É um erro subordinar a política externa brasileira ao governo Trump”, ressaltou o embaixador ouvido pelo Blog.

 

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.