O Consórcio Nordeste resolveu hoje (5) suspender a compra da vacina russa contra Conid-19, a Sputnik V. A decisão se deu após entraves da Anvisa sobre o uso do imunizante. Ao episódio, o governador da Bahia, Rui Costa, chamou de “absurdo e lamentável” que a “Anvisa tenham impedido o acesso de milhões de pessoas às vacinas”.
“Infelizmente, por conta de entraves tanto da Anvisa como Ministério da Saúde, o contrato que previa a entrega de 37 milhões de doses da vacina #SputnikV para estados nordestinos foi suspenso nesta quinta, em reunião com o Fundo Soberano Russo.
É absurdo e lamentável que os entraves da Anvisa tenham impedido o acesso de milhões de pessoas às vacinas, que já poderíamos estar aplicando desde abril. Com elas, muitas vidas teriam sido poupadas.
Nos antecipamos em buscar essas doses ainda em setembro do ano passado, atendendo à urgência em salvar vidas humanas. Urgência essa que infelizmente não foi compartilhada por outros agentes públicos.
O Fundo Soberano Russo informou que as vacinas que seriam destinadas para o Brasil serão enviadas agora para o México, Argentina e Bolívia, e que, assim que o Brasil decidir, as vacinas estarão disponíveis para envio imediato para atender à necessidade do povo brasileiro”, escreveu o governador em seu Twitter na noite desta quinta-feira (5)