O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou durante entrevista coletiva que a vacina brasileira SpiNTec, desenvolvida pelo CTVacinas, centro de pesquisas em biotecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), poderá ser utilizada na vacinação anual contra a covid-19.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou no último sábado (31) que recebeu o pedido para realização de estudos de fases 1 e 2 da SpiNTec. A análise considerará, segundo os procedimentos da Anvisa, a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos até o momento nos estudos pré-clínicos realizados em laboratório e em animais.
Na entrevista deste domingo (1), com representantes da universidade, Pontes afirmou que o trabalho de sua pasta está em sintonia com o do Ministério da Saúde. Segundo ele, a SpiNTec poderá ser usada em campanhas anuais, assim como outras vacinas nacionais que surgirão.
“Teremos vacinação anual. E o fato de termos vacinas nacionais significa que elas poderão ser usadas nestas vacinações. A ideia é que tenhamos esta vacina participando do plano nacional”, disse Pontes.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil