sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

GOVERNO DA BAHIA DIZ QUE PETROBRAS ESTÁ VENDENDO AÇÕES DA BAHIAGÁS POR PREÇO MUITO BAIXO E VAI EXERCER DIREITO DE PREFERÊNCIA PARA PROTEGER O PATRIMÔNIO DOS BAIANOS

Redação - 29/07/2021 19:00 - Atualizado 29/07/2021

A Petrobras anunciou nesta quinta (28) que assinou com a Compass Gás e Energia, empresa do Grupo Cosan, contrato para venda de sua participação de 51% na Gaspetro. O valor da operação está estimado em R$ 2,03 bilhões e será pago em seu fechamento.

A Gaspetro tem 24,5% das ações da BahiaGás, enquanto a Mtisui tem outros 24,5% e o governo do Estado 51%. Na venda das ações da BahiaGás a empresa tem direito de preferência por uma parte do total.  A Gaspetro detém participações em 19 distribuidoras de gás. Na Bahia, por exemplo, a BahiaGás passará a ter como sócia, detendo 24,5% das ações da empresa do grupo Cosan, através da Compass, se o negócio for realizado.

Mas o Secretário da infraestrutura, Marcus Cavalcanti, que é presidente do Conselho de Administração da BahiaGás, disse que a empresa não vai aceitar a compra e vai exercer o direito de preferência.  Ao Bahia Econômica,  Cavalcanti, afirmou que o aporte da negociação não é condizente com o valor da estrutura que será vendida, que a BahiaGás vale mais e que o governo do Estado  vai exercer seu direito de preferência na compra das ações.

“O governo da Bahia foi notificado na tarde desta quinta-feira (29), por correspondência eletrônica, do valor da participação da Gaspetro na Bahiagás, que está sendo alienada no processo da Petrobras. Pela nossa avaliação preliminar, o valor é extremamente baixo e, no intuito de defender o interesse do patrimônio dos baianos, o estado da Bahia exercerá o direito de preferência da parte das ações que está sendo vendida pela Petrobras”, afirmou.

As outras companhias de gás dos estados do Nordeste também devem se posicionar contra os valores propostos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.