A poupança já é conhecida pelos seus baixos retornos, mas com a Selic a 3,5% e com o aumento da inflação, as opções de investimentos em renda fixa, como a caderneta de poupança, perderam a atratividade. Sua rentabilidade de 1,925% ao ano (mais Taxa Referencial) tem feito o brasileiro perder dinheiro.
Segundo dados da Economática, nos últimos 12 meses, contados até o dia 31 de março, a rentabilidade real da poupança foi de -4,16%, descontada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Este foi o sétimo mês seguido de depreciação anual da caderneta.
Isso quer dizer que o rendimento da poupança é menor do que a variação de preços destinados ao consumidor. Ou seja, o seu dinheiro em conta aumentou, mas o seu poder de compra diminui. Gerando este efeito negativo.
Onde investir?
Sabendo dessa depreciação, talvez seja a hora de investir na bolsa e ver seu dinheiro render de verdade. Mas calma, não é preciso pânico, mesmo para aqueles que não possuem familiaridade com o mercado de ações, há opções variáveis, mas ainda seguras e fáceis de se aplicar. É o caso do Indie FIC FIA, um fundo de renda variável com foco em uma carteira comprada de ações, gestado pela Indie Capital, e com liberdade para investir em qualquer tipo de empresa.
Comparada com o Ibovespa, o principal índice da bolsa de valores oficial do Brasil (B3), que nos últimos 12 meses (considerado o mesmo período até o dia 31 de março) rendeu 59,73%, o fundo Indie FIC FIA performou ainda melhor, atingindo os ganhos de 67,28%. Compare ambos com a poupança e então verá o que seu dinheiro pode fazer por você.
Foto: divulgação