domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.079 Dólar 5.8319

RENAN DEFENDE EM CPI INVESTIGAÇÃO SOBRE ‘TRATORAÇO’

Redação - 12/05/2021 12:41 - Atualizado 12/05/2021

Durante um bate-boca na sessão desta quarta-feira (12), da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, envolvendo o senador Fernando Bezerra (MDB-BE), o presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM) e o relator Renan Calheiros (MDB-AL), foi levantada a possibilidade de investigação do orçamento secreto do governo revelado recentemente pelo jornal Estadão. “Eu acho que essa é uma investigação pertinente que haja aqui” afirmou Renan. O despeito do assunto não ser relacionado ao combate à covid, o tema vem ganhando destaque no palco dessa comissão.

A sugestão, que partiu de Renan Calheiros, veio após o início de uma discussão entre os parlamentares envolvendo a pressão de integrantes governistas do colegiado para o início das investigações dos repasses federais feitos a Estados e municípios. Ao defender a investigação dos repasses, o senador Fernando Bezerra citou que o governo teria desembolsado R$ 173 bilhões de recursos, mas, antes de terminar seu ponto, Bezerra foi interrompido por Aziz, que cobrou consistência nos números apresentados pelos parlamentares.

De acordo com Aziz, os integrantes da CPI que cobram a investigação dos repasses a Estados e municípios precisam “chegar num acordo” sobre qual teria sido o volume de recursos repassados pelo Executivo, citando que o senador Marcos Rogério (DEM-RO) já teria falado de um montante de cerca R$ 200 bilhões de reais, e que a todo momento um senador “diz um número”. “Qual é o número real?”, questionou Aziz.

Segundo o Estadão,  no meio da discussão, Calheiros afirmou que a discussão não ia “chegar a lugar nenhum”, e citou a investigação sobre o orçamento secreto como uma investigação pertinente de existir no colegiado. Já afastado do microfone, é possível ouvir Calheiros advogar a favor do tema dizendo que essa investigação sim “teria fato determinante” para ser analisado.

Veja também:

Deputados baianos são citados em suposto ‘tratoraço’ da Codevasf

Após “tratoraço”, Elmar e Bolsonaro se reúnem em Brasília

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.