As vendas do comércio eletrônico cresceram 41% em 2020 e atingiram um faturamento de R$ 87,4 bilhões, de acordo com dados do relatório Webshoppers da Ebit|Nielsen e do Bexs Banco. Como isolamento social e o teletrabalho, os pedidos cresceram 30% na comparação com 2019, chegando a 194 milhões. Segundo o relatório, outro motivador do resultado foi o frete grátis, que representou 43% de todas as compras de 2020.
Do total de vendas, 55,1% foram realizadas por smartphones (R$ 45,9 bilhões), alta de 79% em relação a 2019 e 176% sobre 2018. Diante da restrição da pandemia, as vendas do ecommerce ficaram ainda mais concentradas em lojas de departamento. Esse segmento contribuiu com 84,3% do faturamento total, seguido bem atrás por artigos esportivos (+2,8%), informática (+2,4%), roupas (2,2%) e autosserviço (1,8%).
Ainda segundo o relatório, apesar de os estados do Sudeste permanecerem em primeiro na contribuição para as vendas, com 52% do valor arrecadado em vendas ou 44,1% de impulso para a alta total do ecommerce em 2020, o Nordeste dobrou o consumo digital, com 18,5% do total e 31,7% de contribuição.
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