O Porto de Santos recebeu autorização da Capitania dos Portos para atracar navios de 366 metros, com capacidade para cerca de 14 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com isso poderá receber os navios New Panamax, as maiores embarcações previstas para a América do Sul. A Bahia pode se beneficiar disso, pois o Porto de Salvador também está habilitado a receber esse tipo de embarcação, o que abre novas rotas, já que pode haver integração de cargas com o porto paulista e outros portos do país.
O Porto de Salvador (BA) já tem a homologação para receber os navios New Panamax, e dispõe de condições especiais, sem restrições de navegabilidade por apresentar características ambientais e infraestrutura exigidas pela Marinha.
Segundo, Demir Lourenço, diretor-presidente do Tecon Salvador, os novos parâmetros operacionais obtidos pelo Porto de Santos trazem benefícios para o porto baiano. “A autorização é importante para manter e atrair novas rotas, atendendo importadores e exportadores da Bahia e de outros estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Pernambuco e Sergipe, que podem operar pelo porto da capital baiana”, destaca.
“A homologação do Porto de Santos é o ponto de partida para que a Bahia integre a rota comercial sul-americana dos New Panamax e se consolide como opção ainda mais viável comercialmente para os players do mercado internacional”, explica o diretor-presidente da Companhia das Docas da Bahia (CODEBA), Carlos Autran Amaral.
O recebimento de navios cada vez maiores já é uma realidade em Salvador. Desde julho de 2020, quando o primeiro navio Post-Panamax, com 330 metros de comprimento (LOA) e 48,34 metros de largura (boca) atracou no porto baiano, o Tecon Salvador passou a ter o serviço regularmente e pode agora ampliar as rotas e assim contribuir para dinamizar a economia baiana.