quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8149

DEFINIDOS INTEGRANTES DAS COMISSÕES PERMANENTES DA ASSEMBLÉIA

Redação - 04/02/2021 18:00

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) definiu os integrantes das dez comissões permanentes da Casa para o próximo biênio, em reunião virtual realizada nesta quinta-feira (4). Um acordo entre os líderes das bancadas de governo e oposição permitiu que os nomes dos presidentes e vices dos colegiados, além dos membros titulares e suplentes, fossem aprovados por unanimidade.

Considerada o colegiado mais importante da ALBA, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) seguirá presidida pelo deputado Zé Raimundo (PT) e tendo como vice o deputado Paulo Câmara (PSDB). Os demais integrantes titulares da CCJ serão: Euclides Fernandes (PDT), Vitor Bonfim (PDT), Alan Sanches (DEM), Robinson Almeida (PT), Ivana Bastos (PSD) e Antonio Henrique Jr. (PP). Os deputados Luciano Simões Filho (DEM), Fátima Nunes (PT) e Fabíola Mansur (PSB) ficaram como suplentes.

Fabíola Mansur seguirá como presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da ALBA, que terá como vice a deputada Talita Oliveira (PSL). O colegiado terá ainda como membros titulares os deputados Osni Cardoso (PT), Robinson Almeida (PT), Soldado Prisco (PSC), Olívia Santana (PC do B), Rosemberg Pinto (PT) e Bira Coroa (PT). Os suplentes serão Tiago Correia (PSDB), Marquinhos Viana (PSB), Hilton Colho (PSOL) e Jurandy Oliveira (PP).

Já a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Alba teve mudanças no comando. O deputado Jacó (PT) substituirá a deputada Neuza Cadore (PT) na presidência do colegiado, que ainda terá como vice o deputado Capitão Alden (PSL). Os parlamentares que vão compor a comissão como membros titulares são Soldado Prisco (PSC), Fátima Nunes (PT), Maria del Carmen (PT), Osni Cardoso (PT), Rogério Andrade Filho (PSD) e Fabíola Mansur (PSB). Os suplentes serão Hilton Coelho (PSOL), Pastor Isidório Filho (Avante), Robinson Almeida (PT) e Jurailton Santos (PRB).

O deputado José de Arimateia (PRB) seguirá na presidência da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA, enquanto Marcelino Galo (PT) permanecerá na vice. Arimateia se comprometeu a apresentar, já na próxima semana, a pauta de atividades do colegiado. Os demais membros titulares da Comissão de Meio Ambiente são Josafá Marinho de Aguiar (Patriota), Marcelinho Veiga (PSB), Aderbal Caldas (PP), Fátima Nunes (PT) e Zó (PC do B). Serão suplentes os deputados e Jurailton Santos (PRB), Eduardo Sales (PP), Jacó (PT) e Tum (PSC)

O deputado Pedro Tavares (DEM) também continuará na presidência da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, acompanhado do vice Niltinho (PP). Tavares agradeceu os votos dos demais parlamentares em reconduzi-lo para comissão, considerada por ele como uma das mais importantes da Casa. A comissão terá como membros titulares Tiago Correia (PSDB), Eduardo Salles (PP), Maria Del Carmen (PT), Alex Lima (PSB), Roberto Carlos (PDT) e Jusmari Oliveira (PSD). E como suplentes os deputados Tom Araújo (DEM), Tum (PSC), Bira Coroa (PT) e Robinson Almeida (PT).

A Comissão de Saúde e Saneamento terá como presidente o deputado Eduardo Alencar (PSD) e vice José de Arimateia (PRB). Os integrantes titulares da comissão serão Alan Sanches (DEM), Jacó (PT), Bira Coroa (PT), Niltinho (PP) e Alex de Piatã (PSD). Os suplentes serão Carlos Geilson (Podemos), Jurandy Oliveira (PRP), Angelo Almeida (PSB) e Euclides Fernandes (PDT).

A deputada Jusmari Oliveira (PSD) foi reconduzida para presidência da Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA e o deputado Sandro Régis (DEM), líder da bancada de oposição para vice. De acordo com Régis, o foco do colegiado seguirá sendo o mesmo – o fortalecimento do agronegócio na Bahia.

A Comissão de Agricultura terá como membros titulares os deputados Paulo Câmara (PSDB), Jacó (PT), Neuza Cadore (PT), Vitor Bonfim (PDT), Eduardo Salles (PP) e Zó (PC do B) e, como suplentes, os deputado Pedro Tavares (DEM), Antonio Henrique Jr. (PP), Osni Cardoso (PT), Aderbal Caldas (PP) e Tiago Correia (PSDB).

Vice na Comissão de Direitos Humanos, Capitão Alden vai também presidir a Comissão de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho. O deputado Fabrício Falcão (PC do B) será o vice do colegiado que terá como integrantes titulares Tiago Correia (PSDB), Jacó (PT), Marcelo Veiga (PSB), Macelino Galo (PT), Angelo Almeida (PSB) e Júnior Muniz (PP). Os suplentes serão Talita Oliveira (PSL), Fabíola Mansur (PSB), Pastor Isidório Filho (Avante) e Maria Del Carmen (PT).

A deputada Olivia Santana também permanecerá à frente da Comissão dos Direitos da Mulher, tendo Kátia Oliveira (MDB) como vice. Olívia se disse motivada a continuar na luta para ampliar o protagonismo “das mulheres no processo de transformação das instituições brasileiras”. Ele afirmou que a comissão foi a que mais ser reuniu dentre as comissões da ALBA no último ano e agradeceu as dez deputadas mulheres.

A comissão terá como titulares as deputadas Fabíola Mansur (PSB), Fátima Nunes (PT), Mirela Macedo (PSD), Talita Oliveira (PSL), Neuza Cadore (PT) e Ivana Bastos (PSD). Os suplentes serão Maria Del Carmen (PT), Jacó (PT) e José de Arimateia (PRB).

A última comissão instalada na manhã desta quinta feira, foi a de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da ALBA. O deputado Robinho segue sendo presidente e Tiago Correia ficará na vice. Os membros titulares serão Luciano Simões Filho (DEM), Samuel Júnior (PDT), Alan Castro (PSD), Vitor Bonfim (PDT), Zé Raimundo (PT) e Diego Coronel (PSD). As suplências ficarão com Pedro Tavares (DEM), Paulo Rangel (PT), Jacó (PT) e Marquinhos Viana (PSB).

As comissões especiais da Casa também foram instaladas, mas os integrantes só serão definidos depois em comum acordo entre os líderes das bancadas de governo e oposição. São elas: Comissão Especial da Promoção da Igualdade; Comissão Especial de Desporto, Paradesporto e Lazer; Comissão de Assuntos Territoriais; Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano; Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul; Comissão Especial de Fiscalização de Barragens; Comissão Especial de Transporte Complementar; e a Comissão Especial de Desenvolvimento Regional.

 

 

 

 

 

Foto: Ascom Alba

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.