Com chegada à Bahia prevista para sexta-feira (5), um novo lote de cerca de 230 mil doses da Coronavac permitirá o começo da vacinação contra a Covid-19 também para os idosos a partir dos 80 anos a partir da próxima segunda-feira (8), informou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. O martelo deve ser batido hoje em nova reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), fórum formado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
“Concluiremos nesse final de semana a primeira fase, que é vacinar os profissionais de saúde da linha de frente, idosos asilados e com mais de 90 anos. Receberemos em torno de 230 mil, 240 mil doses, e programamos para, a partir de segunda-feira, ampliar entre os profissionais de saúde e começar, de forma decrescente, com idosos entre 89 e 80 anos. Enquanto houver vacina, a gente vai vacinando. Está prevista também para a próxima semana uma nova remessa de vacina. Não conseguiremos vacinar entre 75 anos e 80 anos, porque aí já amplia muito a base de pessoas”, declarou Vilas-Boas, durante transmissão nas redes sociais, ao lado do governador Rui Costa.
Esta semana, foi iniciada no estado a imunização de idosos a partir dos 90 anos. Com o próximo lote, também continuará avançando a cobertura de profissionais de saúde, incluindo dentistas, de acordo com o secretário. Apesar da expectativa pelas novas doses, Vilas-Boas destaca a necessidade de um quantitativo muito maior de vacinas. “A estimativa de idosos entre 85 e 89 anos na Bahia totaliza 85.839 pessoas. Idosos entre 80 e 84 anos alcançam 162.324. Essa projeção foi feita pelo órgão de estatística do Estado, a SEI”, disse o secretário ao A TARDE.
A Bahia recebeu, até então, 550,7 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Já foram distribuídas 351,2 mil e aplicadas 217,6 mil, o que corresponde a 62% dos imunizantes enviados aos municípios. De acordo com a Sesab, nunca é feita a distribuição integral da quantidade disponível, pela necessidade de uma reserva técnica, destinada “à possibilidade de ser necessário algum ajuste no quantitativo de algum município ou reposição de algum frasco de vacina que quebre”.
O plano estadual de vacinação estima uma população de 1,79 milhão a ser imunizada na primeira fase – voltada para profissionais de saúde, idosos a partir de 75 anos, idosos abrigados a partir de 60 anos, indígenas e povos e comunidades ribeirinhas. Por causa da baixa disponibilidade de vacinas, o estado começou a imunizar inicialmente profissionais da linha de frente de combate à Covid-19, indígenas e idosos abrigados, passando a incluir outros grupos com o avanço da vacinação, como mais profissionais de saúde e idosos não abrigados.
O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou que aguarda a reunião da CIB para definição dos detalhes da vacinação de idosos a partir de 80 anos na capital. Foi iniciada ontem na cidade a imunização de idosos – o primeiro dia foi voltado a pessoas com 95 anos ou mais. Hoje, será a vez dos idosos com 94 anos. Com cada dia da semana, voltada para uma idade, a vacinação escalonada segue até o domingo (7), quando serão imunizados aqueles com 90 anos.
A vacinação é realizada em quatro pontos exclusivos: os drive-thrus do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no Atacadão em Fazenda Coutos; além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma e também no 5º Centro. A expectativa, nessa fase, é imunizar cerca de 7,8 mil idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: divulgação