sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EUA RECOMENDAM PAUSA NA APLICAÇÃO DA VACINA DA JOHNSON

Redação - 13/04/2021 12:00

Duas agências federais dos Estados Unidos, a FDA e o CDC, recomendaram, nesta terça-feira (13), que a aplicação da vacina da Johnson contra a Covid-19 seja pausada no país depois de seis casos de coágulos raros em pacientes que receberam o imunizante.

Conforme informações do G1, ao todo, 6,8 milhões de doses da vacina já foram dadas nos Estados Unidos; os casos de coágulos representam apenas 0,0000882353% das doses aplicadas, ou menos de um caso de coágulo a cada um milhão de doses aplicadas.

A vacina da Johnson é aplicada em uma única dose. Ela também já foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada no Brasil, mas ainda não está sendo aplicada no país.

Todos os seis casos de coágulos ocorreram em mulheres com idades entre 18 e 48 anos, e os sintomas ocorreram de 6 a 13 dias após a vacinação. O tipo de coágulo detectado foi uma trombose do seio venoso cerebral, que ocorreu em combinação com baixos níveis de plaquetas sanguíneas. A trombose do seio venoso cerebral ocorre quando um coágulo de sangue se forma nos seios venosos do cérebro, impedindo que o sangue seja drenado do órgão. Como resultado, as células sanguíneas podem se romper e vazar sangue para os tecidos cerebrais, formando uma hemorragia.

 

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.