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LOGÍSTICA É PONTO-CHAVE NO E-COMMERCE EM TEMPO DE PANDEMIA

Redação - 01/02/2021 07:00 - Atualizado 01/02/2021

O e-commerce (comércio eletrônico), em 2020, registrou crescimento de 47% de acordo com pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen no segundo semestre do ano. A modalidade tem se popularizado, mas ainda há desafios para os empresários, principalmente, de pequeno e médio porte. A organização de uma logística eficaz, por vezes, gera dores de cabeça aos lojistas. Para facilitar esse processo, empresas e plataformas que oferecem o intermédio entre comerciantes e Correios ou transportadoras privadas podem ser soluções.

Existem fatores que tornam o transporte e a entrega de produtos dificultosos. As dimensões territoriais do Brasil é um deles. O diretor logístico da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) Fábio Fialho destaca que os desafios são ainda maiores para o transporte intermunicipal. Ele afirma que, nos envios para longas distâncias, os comerciantes ficam divididos entre as transportadoras privadas, que nem sempre atingem a totalidade do país, e os Correios, que cobrem o território nacional, mas nem sempre proporcionam entrega rápida.

Outro ponto que Fábio destaca como um desafio para os comerciantes é a logística reversa. A coleta ou a devolução do produto pós-venda para descarte ou conserto requerem planejamento e são fundamentais para a fidelização do cliente. No entanto, os lojistas nem sempre se integram devidamente a respeito desses procedimentos. Os Correios têm um sistema de logística reversa e de coleta e, para o diretor logístico da Abcomm, precisam ser o “plano de fundo” dos lojistas já que facilitam esse processo por conta de sua grande abrangência. Transportadoras também têm buscando oferecer esse serviço.

Para as entregas dentro da capital as possibilidades são mais amplas. Além dos meios tradicionais de transportes, aplicativos de delivery, como Loggi, Uber Flash e Rappi, têm sido facilitadores da troca entre lojistas e clientes, sobretudo quando se trata de quantidade menor de produtos e maior urgência de entrega. O serviço mais rápido também é ofertado por transportadoras privadas que trabalham na modalidade do “same day delivery” (entrega no mesmo dia).

Antes de definir a logística “da porta para fora”, o analista do Sebrae Tauan Sousa aconselha que os lojistas de e-commerce “deem um passo para trás” e estabeleçam com precisão as estratégias de suas empresas. “Antes disso, é fundamental que você tenha seus processos internos definidos e implantados”, diz. Só depois de determinados o estoque, as formas de venda, os valores de cobrança, as maneiras de realizar a logística reversa, o público-alvo e o diferencial da empresa – se preço, rapidez, qualidade ou os três – é que se deve partir para a definição de parceiros de intermediação e distribuição.

Conexão mais fácil

Com o intuito de facilitar a conexão entre criadores de marcas autorais baianas e compradores que priorizam o consumo consciente em todo o Brasil, a advogada soteropolitana Geisa Bacellar transformou a loja física Elementuá (@elementua) em um marketplace. Os marketplaces, negócios online em que diversas marcas podem se inscrever e vender seus produtos, são uma boa estratégia de simplificação para lojistas de e-commerce porque o serviço de entrega é definido, monitorado e/ou garantido pela plataforma. Na vitrine eletrônica, os consumidores podem adquirir itens de empresas diferentes pagando tudo junto no mesmo carrinho de compra. O empresário da marca que faz parte da Elementuá é responsável por despachar o produto, mas não paga o frete. Hoje, a plataforma reúne também empresas de fora do estado.

A plataforma de soluções de fretes catarinense Melhor Envio, eleita a melhor empresa de logística no e-commerce pela Abcomm em 2020, tem o intuito de auxiliar pequenos e médios comerciantes online a terem condições mais competitivas e a conseguirem otimizar a gestão de logística de seus negócios. Através da plataforma, empreendedores podem cotar os fretes simultaneamente com os Correios e diversas transportadoras, enviar o produto e monitorá-lo. O CEO Éder Medeiros destaca que entre um dos diferenciais do uso da plataforma está a possibilidade de empresas menores terem um preço mais competitivo do que se buscassem sozinhas por serviços de entrega.

Possibilitar que lojistas alcancem seus consumidores mais facilmente também é o objetivo da empresa de logística Pra Já Envios. A empresa, que atua em três unidades em Lauro de Freitas, faz a coleta de cargas a domicílio na Bahia inteira e realiza envios nacionais e internacionais. O sócio Vinicius Alves afirma que o propósito do negócio é, também, “descomplicar informações que muitas vezes são de difícil entendimento na linguagem das transportadoras” e auxiliar na escolha do melhor serviço de envio.

Foto: divulgação

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