A startup QuintoAndar é uma empresa brasileira cujo negócio é administrar o aluguel de imóveis, deixando ao proprietário só o recebimento do valor. A companhia administra o pagamento de aluguel ao proprietário, dispensa o inquilino de apresentar fiador, seguro-fiança ou depósito caução. Além disso, elimina o uso de cartórios, pois usa assinatura digital, e afirma que aluga imóveis dez vezes mais rápido que imobiliárias tradicionais.
Pois agora a QuintoAndar, que já é considerada um unicórnio, como são chamadas as empresas cuja capitalização ultrapassou 1 bilhão de dólares, está chegando em Salvador e promete revolucionar o mercado. A empresa liberou na segunda-feira (18) o cadastro de imóveis para aluguel no seu aplicativo e em fevereiro as operações serão abertas com a abertura da plataforma para inquilinos. Empresas de serviços imobiliários e estão preocupados, pois em outras cidades a ação da empresa reduziu o mercado para esses segmentos, mas os corretores seguirão trabalhando com a empresa.
O Quinto Andar atua hoje em 30 cidades brasileiras e agora chega a Salvador e Recife. A empresa aproveita o bom momento do mercado imobiliário no país para se nacionalizar e enfrentar concorrentes como a Loft e a EmCasa que também trabalham digitalmente. Veja aqui como funciona.
COMO FUNCIONA
Quando um proprietário anuncia na QuintoAndar, a empresa envia um fotógrafo profissional ao imóvel para criar um anúncio. No próprio site da empresa ou no aplicativo para Android e IOS, os inquilinos marcam a visita no horário desejado. As visitas são acompanhadas por corretores filiados ao CRECI. Após a visita, o potencial inquilino e o proprietário do imóvel negociam diretamente através do aplicativo; quando a negociação é fechada, a empresa realiza análise de crédito do inquilino e, se aprovado o crédito, as partes recebem um contrato digital para assinatura.
A empresa administra a locação durante toda a vigência do contrato e, no término, um seguro de 50 mil reais protege o imóvel contra eventuais danos provocados pelo inquilino. A empresa tem um mecanismo de pagamento que assegura ao proprietário o recebimento do aluguel, mesmo em caso de atraso ou inadimplência por parte do inquilino.