domingo, 29 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

REIS ANUNCIA QUE SALVADOR VAI SEGUIR PLANO DE VACINAÇÃO NACIONAL

Redação - 12/01/2021 11:03 - Atualizado 12/01/2021

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta terça-feira (12), durante coletiva de imprensa, que seguirá o plano de imunização divulgado pelo Ministério da Saúde para vacinar a população contra o coronavírus. No evento, que contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Léo Prates, foi apresentado a estimativa populacional e o cronograma preliminar de vacinação.

A primeira fase da vacinação na capital baiana engloba os trabalhadores de saúde, cerca de 102.997 pessoas, e a população idosa de 75 anos e mais, um total de 65.358. A segunda fase será para os idosos de 60 a 74 anos, cerca de 185.556 pessoas. Na terceira fase serão vacinadas pessoas com comorbidades, 149.068 pessoas.

A quarta fase é a que engloba o maior número de grupos. Serão vacinados professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, transporte coletivo, pessoas com deficiências, transportadores rodoviários de carga e pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, um total de 69.858 pessoas.

Segundo Bruno, Salvador já conta com refrigeradores, ultrafreezers e câmaras frias à disposição para receber as doses das vacinas assim que forem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Para a infraestrutura para fazer a vacinação, leia-se, primeiro a capacidade de armazenamento. Considerando essa rede de frio municipal, que é o que estaria no hospital, e na vigilância santiária, nós temos quatro câmaras de conservação de vacinas de 972 litros, que daria para acumular 98 mil doses. Temos quatro refrigeradores comerciais de 850 litros, mais uma câmara fria fixa, que dá para armazenar aproximadamente 5 milhões de doses nessa temperatura de -2 a -8 graus. Além dos quatro ultrafreezers para armazenar as doses que precisam de -70º, como a da Pfizer. Admitindo que a gente tenha disponibilidade de adquirir a vacina da Pfizer, ou que o governo federal adquira e possa distribuir para a gente, nós estamos preparados para receber”, explicou Bruno, que garantiu que Salvador está preparada para armazenar as vacinas seja ela qual for.

“Eu não sei se outros municípios estão preparados para receber essa vacina da Pfizer, que tem essa exigência. Mas, independente da necessidade de armazenamento da vacina, seja qual for, Salvador já dispõe dessa capacidade de armazenamento. Além disso, em sete dos nossos 12 distritos sanitários, temos a capacidade de armazenar mais 686 mil doses em câmaras de conservação de vacinas. E na rede fria local, que são as salas de vacinação. Nós temos 158 unidades de saúde e, em 153 delas, temos salas de vacinação, que podem armazenar de -115 a -35 e realizar esse processo de vacinação. Exceto a da Pfizer, podemos armazenar e vacinar em todos os nossos postos de saúde”, afirmou o prefeito.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.