domingo, 06 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

SEM VENCER HÁ 10 JOGOS, BAHIA FAZ CONTAS PARA ESCAPAR DA DEGOLA

Redação - 12/01/2021 11:50 - Atualizado 12/01/2021

O Bahia não vence um jogo desde o ano passado. E isso não é só uma daquelas piadas que as pessoas costumam fazer no começo de cada novo ano. A situação é realmente desesperadora. O empate com o Atlético-GO, no fim de semana, fez o time alcançar a marca de dez partidas sem triunfos na temporada. O último aconteceu dia 24 de novembro, pela Copa Sul-Americana. No Brasileirão faz ainda mais tempo desde a última vitória: 16 de novembro; 2 a 1 para cima do Coritiba. Como o Tricolor só volta a jogar no dia 20 de janeiro, já pode se considerar com dois meses de jejum.

São oito derrotas seguidas e um empate nesse período. Em 2019, o Tricolor também ficou nove rodadas sem vencer na Série A, mas naquele ano o bom desempenho no começo do campeonato sustentou o time, que sequer frequentou a zona de rebaixamento. Algo que já se tornou uma realidade na atual edição do Brasileiro. O Esquadrão entrou no Z4 na 28ª rodada, após a oitava derrota consecutiva. Na 29ª somou um ponto, mas seguiu no 17º lugar. Essa posição, aliás, parece definir bem a situação tricolor na competição. O time também tem a 17ª campanha quando isolado apenas o segundo turno. A mesma coisa no recorte das últimas dez rodadas.

Essa ‘estabilidade’ não é bom sinal, só mostra que a posição atual na tabela não é reflexo de um momento ruim, mas sim de todo um campeonato em que o Bahia está em dívida com o torcedor. E assim, a nove rodadas do fim do Brasileiro, o rebaixamento passa a ser mais que uma ameaça distante para o clube. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), hoje o Tricolor tem 51% de chances de ser rebaixado. Situação só melhor que as de Goiás (81%), Coritiba (98%) e Botafogo (98%).

Uma rápida olhada na agenda tricolor revela boas e más notícias para as nove rodadas finais do Campeonato Brasileiro. O torcedor pode comemorar o fato de que os jogos em casa serão maioria: 5 x 4. Por outro lado, dos quatro jogos fora de casa, três serão confrontos diretos na luta contra o rebaixamento. Sport, Vasco e Fortaleza vão receber o Bahia em seus respectivos estádios. Esses são exatamente os três primeiros times à frente do Esquadrão na tabela. Curiosamente, todos estão com os 32 pontos, três a mais que os atuais 29 dos comandados de Dado.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.