A ponte Salvador-Ilha de Itaparica, cujo contrato para concessão e construção através de um consórcio de empresas chinesas foi assinado nesta quinta-feira (12) e a previsão é que fique pronta em 2025. Aponte terá duas pistas, cada uma delas com duas faixas e acostamento, um trecho estaiado de 860 metros e será a maior ponte da América Latina.
Isso porque ponte a Ponte Rio-Niterói tem apenas 8,8 km construídos sobre o mar, embora tenha mais 4,4 km construídos em terra. A ponte Salvador-Itaparica terá 12,4 km e será a maior ponte sobre lâmina d’água na América Latina. Serão construídos túneis e viadutos em Salvador para facilitar o acesso à ponte. O pedágio será de R$ 45,00 para carros, mas o governo estuda a redução para que fizer o bate e volta no mesmo dia.
Cerca de 24 municípios serão beneficiados com o encurtamento da distância com Salvador, reduzindo o tempo de viagem em mais de 40%, por não mais ser necessário realizar o contorno de 100 quilômetros pela BR-101 para acessar a capital baiana.
O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. O estudo de demanda prevê que serão cerca de 20.000 veículos no 1º ano de funcionamento. O sistema de PPP será semelhante a outros já realizados, ou seja: caso a demanda não cubra o faturamento esperado no primeiro ano, o Estado terá cobrir a diferença.