O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta sexta-feira (6), em Florianópolis (SC), que Donald Trump “não é a pessoa mais importante do mundo”. Nesta manhã,o democrata Joe Biden passou o republicano em mais dois estados considerados chave para definir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos. “Eu não sou a pessoa mais importante do Brasil, assim como Trump não é a pessoa mais importante do mundo, como ele bem mesmo diz. A pessoa mais importante é Deus, a humildade tem que se fazer presente entre nós”, disse.
Bolsonaro torce pela reeleição de Trump. As projeções da imprensa americana, entretanto, têm apontado que Biden está mais próximo de vencer a disputa. O democrata lidera em 3 dos 5 estados ainda em aberto – Georgia, Nevada e Pensilvânia. Se vencer em qualquer um desses 3, atinge os 270 votos no Colégio Eleitoral necessários para ser sagrado o novo presidente dos EUA. Para conseguir se reeleger, Trump precisa reverter o resultado nos três estados e ainda ganhar na Carolina do Norte.
Sem citar os números, Bolsonaro afirmou ainda que assiste ao que acontece “na política externa” e que “em certos momentos somente uma coisa nos interessa e encoraja e nos fortalece, é Deus sempre acima de tudo.”. A afirmação foi feita durante formatura de 650 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e o da Justiça, André Mendonça, integram a comitiva. A governadora interina do Estado, Daniela Reinehr (sem partido), recepcionou o grupo logo que chegaram. Todos estão sem máscara de proteção contra a Covid-19 – o uso do item é obrigatório na cidade.
De lá, foi em comboio terrestre até a Universidade Corporativa (UNIPRF), localizada no bairro Vargem Pequena, no Norte da Ilha. O trânsito teve pequenas interrupções. Houve aglomeração na porta do evento, onde Bolsonaro passou, cumprimentou e abraçou apoiadores que o esperavam. Já do lado de dentro, as três arquibancadas ficaram lotadas com convidados. Bolsonaro terminou por volta de 12h30 de cumprir a agenda no estado e, na saída do evento, ele desfilou de carro e cumprimentou apoiadores. Agora o presidente segue para o Paraná, onde vai participar à tarde da inauguração de uma pequena central hidrelétrica.
A Grande Florianópolis entrou para o risco gravíssimo para a Covid-19 nesta semana e não pode receber eventos, segundo decreto do governo. A capital é a cidade com mais casos ativos no Estado. Professores e servidores da PRF, além dos alunos e acompanhantes participam do evento. A polícia afirmou que foram adotados protocolos rígidos de segurança para prevenir a transmissão do coronavírus. Não será feito baile de formatura. O curso de policiais começou em julho e durou 16 semanas.
Foto: Diorgenes Pandini / NSC