A Justiça Eleitoral de Ribeirão Preto (SP) multou o deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP) em R$ 10 mil por causa de um vídeo de propaganda eleitoral antecipada e divulgação de conteúdo falso nas redes sociais. A decisão atende a um pedido do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que tem como pré-candidato à reeleição o prefeito Duarte Nogueira, membro da sigla. Em nota, a assessoria de imprensa do deputado informou que ele vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Entendemos que o deputado federal Ricardo Silva apenas exerceu o direito constitucional de crítica.”
Conforme a decisão, o Facebook e o Instagram devem retirar o conteúdo do ar em um prazo de 24 horas. O vídeo alvo da representação foi publicado pelo parlamentar no dia 4 de setembro, quando Ribeirão Preto e outras 25 cidades da Diretoria Regional de Saúde (DRS 13) foram rebaixadas pelo governo do estado à fase laranja do Plano SP. Nas imagens, Silva afirmou que a classificação se deu em razão do fechamento de leitos de UTI Covid-19 pelo prefeito de Ribeirão Preto. “Você [Nogueira] reduziu nos últimos dias de 250 leitos que Ribeirão tinha pra UTI pra 218. Com isso, o seu governador, João Doria, colocou Ribeirão Preto de novo na fase laranja.”
Ao anunciar os indicadores de Ribeirão Preto, o governo do estado informou que o motivo do rebaixamento foi o aumento de mortes causadas pela doença. Na época, a taxa de ocupação nas UTIs e a quantidade de leitos por 100 mil habitantes obtiveram classificação verde. Na mesma data, durante coletiva de imprensa no Palácio Rio Branco, o prefeito Duarte Nogueira informou que houve redução, mas por parte dos hospitais particulares da cidade. “Nenhum leito público, nenhum leito filantrópico foi fechado. Apenas os dos planos de saúde, que o setor público não controla. Ninguém fechou leito em Ribeirão Preto. Nós garantimos a quinta melhor oferta de leitos para 100 mil habitantes das 22 regiões.”
Foto: Reprodução/EPTV