O ministro da Economia, Paulo Guedes, convocou nesta sexta-feira (16) a equipe de secretários e assessores especiais da pasta para uma reunião na sede do ministério, em Brasília. O encontro começou às 19h e acabou por volta das 23h10. Segundo apurou a GloboNews, a reunião foi convocada para alinhar o discurso da equipe econômica, evitando desencontros como a fala recente do secretário especial de Fazenda da pasta, Waldery Rodrigues.
No domingo (13), Waldery disse ao G1 que a equipe econômica chegou a estudar o congelamento de benefícios como aposentadorias e pensões a fim de criar o programa Renda Brasil, substituto do Bolsa Família. Outra medida discutida foi a redução do seguro-desemprego. Nesta terça (15), contudo, o presidente Jair Bolsonaro disse que cogitar esse tipo de ação é um “devaneio”. Afirmou ainda que está “proibido” falar em Renda Brasil no governo dele.
“E a última coisa, para encerrar: até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, afirmou Bolsonaro em um vídeo publicado em uma rede social. “Congelar aposentadorias, cortar auxílio para idosos e pobres com deficiência, um devaneio de alguém que está desconectado com a realidade”, completou o presidente.
Quem participou da reunião com Guedes
Na saída do encontro, a secretária do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier, se limitou a dizer que uma foi uma “reunião de trabalho” e que Guedes quer retomar as reuniões presenciais, até então feitas por videoconferência, em razão da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a agenda de Paulo Guedes, participaram do encontro:
Foto: divulgação