sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA SE DESTACA COM “BOOM” DO E-COMMERCE

Redação - 21/08/2019 14:36

Fazer compras online virou hábito entre os brasileiros. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico estima que o faturamento das vendas no e-commerce chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% em comparação a 2018. Segundo Patrícia Gomes, supervisora pedagógica do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), esse cenário pode contribuir para que os profissionais de logística ganhem cada vez mais espaço no mercado de trabalho, já que são responsáveis pela gestão do transporte, do armazenamento, das compras, da distribuição e da entrega de produtos.

De fato, a carreira de logística tem se mostrado promissora. Um estudo encomendado pela DHL, uma das maiores empresas do setor, realizado com 350 companhias, nas cinco regiões do planeta, mostra que há, em média, seis vagas para cada profissional. Em relação aos salários, a profissão também é atrativa. Segundo o site Glassdoor um gerente de logística tem salário médio de R$ 9.527. Conforme Patrícia Gomes, um dos setores logísticos mais carentes de mão de obra qualificada é o PCP (Planejamento e Controle de Produção). Quem trabalha nessa área é responsável pelo gerenciamento de produção, cujo objetivo é prever, controlar e otimizar o uso dos recursos, bem como melhorar os resultados da produção de uma empresa.

Mas, segundo a supervisora pedagógica do Cebrac, para se destacar no mercado, é necessário ter qualificação. Lançado neste, o curso de logística registra 1,2 mil matrículas de janeiro até junho. Entre os conteúdos trabalhados em aula estão noções gerais e temas importantes do setor, como planejamento de operações e distribuição física, armazenagem e integração logística. Além disso, o program inclui as novidades no que se refere à gestão da cadeia de suprimentos, principalmente com relação ao e-commerce e à chamada indústria 4.0.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.