O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou hoje (4) medidas de ampliação da retomada econômica. As novas flexibilizações incluem a liberação de cursos livres, seguindo um protocolo específico para o setor, e a extensão da abertura de shoppings e academias aos domingos e feriados. Além disso, foram anunciadas novas permissões para restaurantes.
Os cursos livres, que incluem aulas de idiomas, profissionalizantes e de informática, por exemplo, poderão funcionar de segunda a sábado, das 10h às 19h. “Horário de início e final serão escalonados para evitar aglomeração pra entrar e sair. A carga horária será de 4h por aluno. Estamos exigindo intervalo mínimo de 15 min em cada aula pra realizar a higienização adequada. O número de alunos estará limitado a 50% da capacidade máxima da sala. Distanciamento de 1,5 será exigido entre uma cadeira e outra. É uma regra que a gente não abre mão. Todas as salas vão precisar de marcação. Precisam medir a temperatura de todos envolvidos diariamente. Uso obrigatório de máscara em todo o momento. Não pode, em hipótese alguma, tirar a máscara. Os cursos que possam conciliar a metodologia a distância, nós recomendamos isso”, afirmou Neto. Ele disse que protocolos mais detalhados serão publicados no Diário Oficial.
Neto destacou que não se trata da volta da educação e que o retorno às aulas segue sem previsão. “Curso livre não tem a mesma característica, são salas normalmente com menos alunos, pessoas com maior idade, cursos de carga horária menos intensiva, estabelecimentos menores”, elencou. O prefeito também destacou que a autorização não inclui todo tipo de curso. “Aula de dança: não pode voltar por enquanto. Prática de lutas marciais: não pode voltar. Não são todos os cursos livres que estão autorizados. Aqueles que dependem de contato pessoal não estão permitidos”.
Em relação aos shoppings, eles poderão funcionar a semana toda, incluindo domingos e feriados, das 12h às 20h. O mesmo acontece com as academias de ginástica. “Nem todas abrem no domingo, mas a que quiser abrir vai poder funcionar no domingo e feriado, sem restrição de horário”, explicou. Todas essas flexibilizações começam a valer na segunda (7).
Também haverá um aumento de capacidade de ocupação permitida para templos religiosos. “Em relação aos templos religiosos, teremos duas hipóteses para os templos: ou 30% ou 100 pessoas. Vale o limite que for mais permissivo para os templos. O que não muda é a necessidade de distanciamento de um metro e meio entre os ocupantes”, disse o prefeito.
Ele explicou que o momento de queda nos indicadores permite essa ampliação. “Todos indicadores de ocupação de leitos, novos casos e óbitos indicam que estamos descendo a ladeira. O que não indica que está tudo resolvido, mas estamos no caminho certo. Eu só vou descansar no dia que chegarmos a zero óbitos (por covid-19) na cidade. Até lá, preocupação total e atenção total”, afirmou.
O prefeito também destacou que está permitida música ao vivo em bares e restaurantes, na modalidade voz e violão. “Banda tá proibida, quero deixar aqui bem claro. Não há hipótese de banda. É voz e violão. Mais do que isso é banda, não tá permitido. Vamos permitir a música ao vivo somente assim”, disse. “Uma coisa que pode acontecer com calma, as pessoas vão ficar da sua mesma acompanhando, mas qualquer mínimo risco de aglomeração vamos fiscalizar e fechar o estabelecimento que permitir. Vai poder voz e violão, mas isso não quer dizer que vão levantar das mesas, ficar circulando, ficar dançando. Levantou e saiu da mesa, tem que colocar máscara”, explicou.
Outra mudança é para restaurantes que permitem o self service, ou autosserviço. Os clientes vão poder voltar a se servir, mas os restaurantes devem fornecer luvas descartáveis. “Uma luva por cliente”, disse Neto. Questionado sobre liberação para teatro e cinema, o prefeito disse que isso “está no horizonte”, mas pediu calma. Ele disse que permissão para novas atividades estão sempre sendo analisadas e serão anunciadas quando for possível o retorno.
Foto: Tiago Caldas/ Correio